22.5.14

A Importância da Decoração em Estabelecimentos

The Marlton - New York City - Greenwich Village Luxury Hotel Reviews
Hoje resolvi dar algumas dicas pra quem tem um estabelecimento e não sabe como decorar, está pensando em fazer uma reforma ou até mesmo pensando em construir o seu.
Vou começar falando no geral, e ao longo do tempo vou dando dicas pra lugares específicos, vou tentar postar pelo menos um por semana - lá vem eu de novo com esses prazos que eu não consigo cumprir, mas assim que der eu já faço e deixo agendado.
Parei pra observar e descobri a importância que o design dos estabelecimentos comerciais impactam muito no movimento e lucro. Tenho uns exemplos bem claros disso aqui na minha cidade, de estabelecimentos que estavam a beira da falência e, depois de uma reforma, se reergueram de forma surpreendente e agora são destaque! Claro que a localização ajuda muito, mas se você conseguir um local mais barato em um bairro não tão popular mas em crescimento, com certeza, em não muito tempo, vai se tornar um ponto de encontro, digamos assim.
Agora vamos às dicas:

Tema
Untitled
Primeiramente você deve escolher um tema pra seguir. Provençal, como por exemplo. Você deve ficar atento às características desse estilo para incorporar e aproveitar ao máximo o espaço. Se não souber que tema deve escolher, faça uma seleção de fotos que te inspirem e se baseie nelas. Pode ser foto de algum ponto turístico famoso, arquitetura de um país ou até mesmo algo dos anos 80.
É legal contratar um arquiteto ou designer competente pra que o ambiente seja fiel ao tema e fique completamente funcional e confortável. Ele certamente irá te guiar nas decisões e deixar sua vida mais fácil.
Caso você queira fazer tudo por conta própria com o intuito de economizar, cabe pesquisar bastante sobre o assunto e até mesmo pedir opiniões pra pessoas que você confie.

Acessibilidade
Outdoor area | via Tumblr
Antes de colocar algumas poucas cadeiras e mesas para ter mais espaço para a cozinha, você deve pensar no cliente. Pense no que você gosta quando entra em um restaurante.
O acesso deve ser fácil. O ambiente deve ser confortável, algo que convide as pessoas a entrarem.
No caso de um restaurante, por exemplo, ter bastante lugar para sentar sem ninguém ficar espremido e ter espaço o suficiente para transitar é essencial.

Iluminação
Não sei se pra vocês, mas eu acho que a iluminação é um dos itens mais importantes. Ela tem o poder de deixar o ambiente mais aconchegante, mais alegre e até maior.
Não adianta encher de luz fria a cada centímetro quadrado, pra que as pessoas tenham que entrar de óculos escuros, mas sim saber onde colocar pra realçar os detalhes. Como por exemplo, lâmpadas embutidas com a luz voltada para a parede pode realçar um papel de parde com brilho discreto, ou até mesmo quadros e pinturas. Acho o máximo, também, luminárias suspensas sobre as mesas em restaurantes.
O tipo de luz também influencia o ambiente. Não recomendo usar luz fria, que são aquelas meio azuladas... Me trazem uma sensação horrível. Prefira luzes mais amareladas, pois trazem conforto. Não esquecendo, claro, que a iluminação natural é a mais charmosa, por isso invista em paredes de vidro e janelas enormes.
Se a intenção for deixar o ambiente romântico, invista nas velas.
Caso o pé direito for alto, invista também em lustres. Você pode brincar com os vários tipos...

Cultura
Mostrar a nossa cultura é fundamental, e por isso o estabelecimento pode acabar atraindo turistas que querem conhecê-la. Vale apostar em pôsteres de simbologia nacional, ícones e celebridades que fizeram sucesso, música ambiente (música boa, né povo? MPB é uma ótima escolha...), comida típica, quadros de artistas brasileiros... Tudo isso faz parte de um ambiente de personalidade, e é isso que o público gosta!

Fachada 
b de barbier on Flickr - Photo Sharing!
A fachada diz muito sobre o estabelecimento, é a porta de entrada, por isso não deve ser deixada de lado. Lá você deve expor o que há de interessante no local, por isso uma vitrine é bem vinda. Capriche na combinação de cores e estilos.

Qualidade
Georgetown Cupcake
Não basta ter a melhor decoração do mundo e deixar os serviços à desejar...
Ter uma boa higiene do local é fundamental, pois traz segurança ao consumidor, seja restaurante, cabeleireiro ou até mesmo uma livraria.
Um truque para conseguir mais clientes, no caso de restaurantes, é ter um "prato assinatura", que é uma especialidade do estabelecimento. Se tiver uma boa fama, atrairá muita gente.
Não esqueça, nunca, que o cliente tem a razão e que você depende dele!

Gostaram das dicas? Gastei a tarde toda nisso aqui... Fiquem ligadinhos q logo vem mais! (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário