30.4.14

"Sopa pa nóis"

O outono está tomando forma aqui no sul, e o friozinho tá me fazendo dar pulinhos de alegria! Então, frio é época de sopas, gente. Ai como eu amo sopa! 
Eu gosto de sopa colorida, e é por isso que eu sempre tento umas receitinhas novas... Hoje vou dar uma sugestão pra vocês, é uma sopinha bem leve, fácil e rápida, e você pode fazer algumas substituições de acordo com o seu gosto. Vamos ver?

Ingredientes:
- 1/2 brócolis
- 1/4 de cebola
- 2 batatas
- 2 dentes de alho
- 1 litro de água
- sal, pimenta e salsa à gosto

Como Fazer:
- Pique o brócolis, a cebola, o alho, e as batatas grosseiramente (depois vai pro liquidificador, mesmo), coloque na panela com o restante dos ingredientes (inclusive a água) e deixe fervendo até que o brócolis e as batatas fiquem moles;
- Depois de cozido, coloque tudo no liquidificador sem coar e bata até ficar cremoso.

Observações:
- Você pode usar aqueles cubinhos de caldo. Eu não sou adepta, pois ele tem muito sódio e gordura, por isso prefiro o chimichurri;
- Essa sopa é ótima pra utilizar os talinhos do brócolis e até mesmo couve flor se quiser;
- Sobre as batatas, você escolhe se tira a casca ou não... Eu lavo bem e deixo com casca mesmo, pois a casca é quem mantém os nutrientes (e por preguiça de descascar também, mas isso não vem ao caso);
- A quantidade de água define se sua sopa vai ser mais encorpada ou mais líquida. Eu costumo fazer meio termo, não líquida de mais pra beber e nem cremosa demais;
- Uma dica de apresentação é servir em xícaras, com salsinha, queijo ralado ou até mesmo castanhas fatiadas por cima, pra dar uma certa crocância;
- Pra fazer uma sopa laranja é só substituir o brócolis por duas cenouras ou então meia abóbora. Também fica uma delícia!

O que vocês acharam? Tem mais alguma sugestão de sopa? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário