15.1.14

Júpiter Divando...

Gente, se tem uma coisa que eu amo de paixão, é observar o céu a noite. De vez em quando tenho a sorte de ver 'estrelas cadentes', e isso me incentiva a procurar saber um pouco mais sobre, digamos, o universo. Às vezes eu e meu pai deitamos na calçada, e eu começo a apontar constelações, acho tudo o máximo, mesmo com a iluminação e poluição atrapalhando.
Ontem eu fiquei sabendo que Alhena, Júpiter, Castor e Pollux estão muito próximos da Lua. Aí a pessoinha aqui entrou em pânico e correu pra rua rezando pra que o céu não tivesse nuvens... Mas tinha. Deu pra ver Júpiter perto da lua e nada mais, aí bateu aquela inveja do pessoal de SP e BH postando aquelas fotos lindas. Hoje ainda vai ser visível, então, #Partiu!
Pra quem tem interesse de ver esse espetáculo, vou explicar algumas coisinhas, são poucas mas são úteis, porque poucos sites tem informações sobre isso.

As informações que encontrei estão no blog O Guardador de Estrelas, já virei fã! Me culpo por não ter encontrado antes... Mas aí vão as informações.
"Desde a ausência de Vênus, Júpiter está sendo o astro de maior magnitude aparente de todo o céu por estes dias (depois do Sol e da Lua, claro). Sua luz, que é emprestada do Sol, é amarelada e tem o aspecto contínuo, ou seja, não cintila, como a luz das estrelas, e isso ajuda a identificá-lo.
Poderemos acompanhar Júpiter com facilidade nos próximos meses. A Lua passará aparentemente próxima a ele pelo menos uma vez ao mês. Mesmo nas cidades, com toda a poluição luminosa, não será difícil identificá-lo e acompanhar seus movimentos."
"Júpiter está e estará por muitas semanas ainda, na constelação dos Gêmeos e pode ser facilmente visualizado a olho nu, no lado oriental do céu ao início das noites. Isso vale para todo o território nacional, mudando apenas o horário de ascensão e ocaso para as diferentes longitudes da fantástica extensão brasileira (como exemplo maior, o caso do Acre, onde anoitece três horas depois do anoitecer em Fernando de Noronha)."
Aqui tem algumas fotos que os seguidores da page do Fatos Desconhecidos postaram:

Lindo, né gente?
As fotos foram tiradas por amadores, mas a qualidade tá impecável! Tentei tirar, mas é praticamente impossível fotografar a lua sem um tripé, mas hoje vou tentar!

Peguem o binóculo, a câmera, o colchão e um café, e booora ver o céu hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário