28.10.13

Bokeh, doce Bokeh...

Eu sou apaixonada por fotografia e acredito que vocês também. Todos sabem que pra se ter uma foto legal, devemos tirar de vários ângulos, testar vários modos de fotografia e procurar novas técnicas. Uma das que eu mais gosto e ainda não peguei o jeito de conseguir, é o efeito Bokeh. Você pode até não conhecer pelo nome, mas com certeza já viu e amou uma foto com esse efeito.
O que acontece pra foto ficar desse jeito, é que o fundo, onde tem luzes, fica desfocado, o que dá esse efeito perfeito! É claro que dá pra fazer no Photoshop, mas conseguir o efeito por conta própria é sensacional!

Para conseguir um bom resultado de bokeh é preciso que a câmera tenha um bom diâmetro físico de abertura.
Assim, câmeras compactas normalmente não alcançam um efeito satisfatório.
No entanto, você pode tentar desfocar o fundo usando sua câmera compacta com o máximo de zoom ou selecionando o modo macro, se estiver disponível, e focando no primeiro plano.
No caso das câmeras profissionais ou semi-profissionais, a dica é usar uma lente clara e uma grande abertura. O ideal é colocar a câmera no modo “Prioridade de Abertura” e configurar a lente na maior abertura possível, de preferência f1.4, f1.8 ou f2.8. Também é importante conseguir uma velocidade alta para que os círculos de luz ao fundo fiquem bem definidos. A velocidade deve ficar acima de 1/50 segundos.
Outra dica é ficar o mais próximo possível do que você deseja fotografar em primeiro plano. Se usar uma lente zoom, faça o enquadramento com a maior distância focal possível. Da mesma forma que você deve estar próximo ao primeiro plano, quanto mais distante você estiver do fundo melhor.
Nessa linha, podemos concluir que o bokeh funciona melhor em locais abertos, de forma que a distância entre o primeiro e o segundo plano seja maior. Assim, você também consegue melhores resultados se o fundo for escuro e tiver alguns pontos de luz mais intensos.

Também existe um jeito de deixar o efeito um pouco mais "divertido". Ao invés do desfoque ser círculos coloridos, que tal corações? Aqui tem um jeitinho bem fácil, acho que vocês vão gostar!

Basta recortar um círculo que caiba na lente e cortar o desenho desejado bem no centro (lembrando que o papel deve ser escuro ou mais grossinho), e sair por aí usando novas técnicas, livre de photoshop!

O que vocês acharam da técnica? Vão colocar em prática? Beeexos! 
Fonte: TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário