6.8.13

Como Escolher a Cor Certa?


Sempre que vamos reformar algum cômodo, sempre ficamos em dúvida na hora de escolher a cor perfeita. Existem tantas possibilidades, que a gente fica meio doido só de pensar! Claro que não devemos ignorar nosso gosto, mas é melhor conhecer alguns truques que podem deixar o ambiente mais confortável, mais iluminado ou até mesmo parecer maior.

Se o problema é a iluminação...
- Opte por cores claras, de preferência branco. Se você não é muito fã de branco, saiba que existem vários tons de branco. Eu prefiro os branco amarelados, mas também são bastante comuns o branco azulado (dá a impressão de ambiente mais frio) e o rosado.
- A principal característica do branco é dar impressão de luminosidade (logo, deixando o ambiante mais espaçoso), mas claro que a cor sozinha não vai deixar o ambiente luminoso, não é mesmo? Você pode instalar mais lâmpadas, deixar janelas abertas (ou pelo menos com as cortinas abertas) ou espalhar umas velas, mas tome cuidado!
- Pra não deixar tudo muito "depressivo", com branco pra todos os lados, coloque algo colorido na decoração, como almofadas vermelhas, flores coloridas ou quadros e fotografias.


Se o problema é parede muito longa:
- A ideia é encurtar visualmente o ambiente. Você pode fazer isso pintando as paredes menores com uma cor mais escura, dando a impressão de que o caminho a ser percorrido será menor.
- Tente evitar também, espelhos muito grandes e listras horizontais.


Se o problema é ambiente pequeno demais...
- Ao contrário de muito grande (não diga!), boas opções são espelho e listras horizontais, pois dão impressão de ambiente maior. Cores claras também ajudam bastante.


Se o problema é o teto...
- Se for alto, pinte o teto com uma cor mais escura. Que tal colocar um lustre no meio pra aproveitar o comprimento? Claro que eles não são nada baratos, mas vale a pena dar uma pesquisadinha... 
- Já se for muito baixo, pinte-o com cores claras, e listras verticais na parede ajudam a dar impressão de paredes mais longas, logo, teto mais alto.

  

Quero um papel de parede, e agora?
- Você pode optar por colocar uma estampa em uma parede só, ou em todas. O que você deve prestar atenção na hora da escolha, é:
   * Cores claras para dar volume e luminosidade;
   * Estampas pequenas dão impressão de ambiente maior, o contrário com estampas maiores;
   * Para escolher os demais móveis, você pode optar por móveis brancos, ou escolher uma cor da estampa para ser o tema (por exemplo, tenho uma papel de parede com fundo branco e flores azuis com caule verde, posso usar móveis ou colchas e almofadas verdes, do mesmo tom que a estampa).
- Ao invés de usar papel de parede, que tal usar tecido? Fiz isso no meu quarto e amei! Saiba mais clicando aqui.

decoração com papel de parede claro na sala

Consegui ajudar vocês? Como vocês fazem na hora de mudar as cores? Beeeijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário