31.7.13

Ajustando o Foco

Untitled
Pra quem deseja fazer alguns efeitos em imagens com fundo desfocado, é importante saber mexer no foco da sua câmera fotográfica, porque nem sempre o mode de foco automático é suficiente. Foi por isso, que eu tive a ideia de fazer um post explicando como usar o foco direitinho, porque às vezes eu também tenho dúvidas, e acredito que de alguma forma vá ajudar vocês.
As dicas que eu trouxe hoje, são para os fotógrafos amadores, que eu encontrei (e praticamente copiei) do blog Ajuste o Foco. Ele não é atualizado desde 2011, mas os posts são ótimos!

Mas então, como destacar algo em uma cena que possui vários objetos diferentes, posicionados a distâncias variadas?
Certas câmeras permitem alguns ajustes manuais no que se refere à distância focal; na minha *Sony DSC W-120, dá para selecionar as seguintes opções:

-Multi AF: distribui o ajuste do foco pela cena inteira, de acordo com 9 pontos de medição                 
off the key of reason. | via Tumblr
-AF Central: focaliza a parte central da cena, que fica entre [    ]

zoom into me | via Tumblr
-AF Spot: baseia o foco num pequeno ponto da cena

Tumblr
-0.5, 1.0, 3.0, 7.0 metros: o foco é ajustado de acordo com a distância em metros do objeto a ser fotografado

Across the Universe | via Tumblr
- : focaliza o infinito (ideal para utilizar em fotos de paisagens com objetos interessantes posicionados a uma distância muito grande)

Wow | via Facebook
Claro que não será possível desfocar completamente o fundo (como na foto a seguir), até porque esse efeito só é possível com uma D-SLR; mas você poderá evidenciar o objeto que desejar (e não aquilo que a câmera determinar).

Vivian♥Mai | via Tumblr
*Minha câmera é uma Sony DSC-S980, mas tem os mesmos aujstes (exceto o Af Spot). Deve ser  padrão. Se sua câmera não for da Sony, tente procurar algo que tenha nome parecido, ou então leia o manual.

O que acharam? O post foi útil pra vocês? Deixem as dúvidas no comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário