3.1.13

Cuidados com a Pele no Verão

Nessa época do ano, surgem mais problemas de pele, como queimaduras, manchas ou irritações, e muitas vezes não sabemos como evitar estes problemas. Pra isso eu resolvi fazer esse post, pra que possa ser usado como referência na hora de tirar dúvidas de como evitar problemas de pele. Vamos ao post!

Como escolher meu protetor solar?

Isso depende muito do seu tipo de pele, se você tiver a pele clara, um fator 50 a 60 protege, já se sua pele for mais escurinha, um fator de 15 a 20 já resolve. Mesmo assim, o mais indicado é o fator de base 30, lembrando sempre que o protetor do rosto deve ser maior, como 40 ou 50.
Se sua pele for seca, prefira os protetores em creme ou loção, porque vão hidratar sua pele ao mesmo tempo que protege.
Se sua pele for oleosa, use protetores em gel ou oil-free, pois eles não tem gordura em sua fórmula, e é indicado também para quem tem espinhas.
Não esqueça que o protetor deve ser reaplicado no mínimo a cada 2 horas, e se você se molhar ou suar, deve ser reaplicado mesmo que tenha sido aplicado à uma hora.
É importante também escolher uma marca confiável, lembrando que preço não significa qualidade.

Me queimei no sol, e agora?

Às vezes as queimaduras são inevitáveis, digo isso por experiência própria, e mesmo usando protetor solar acontecem, talvez pela péssima qualidade, ou então por relaxar e acabar esquecendo de reaplicar o protetor. Então é importante saber como agir numa hora destas.
Hidratação é o melhor remédio. Como o sol queimou a pele, ela ficou desidratada, então passar bastante hidratante e consumir bastante líquidos, para que ela não descasque, é muito importante.
Evitar banhos quentes, pois eles ressecam ainda mais a pele. Evite usar sabonete nas áreas mais afetadas, a não ser que ele tenham alguma função hidratante.
Não esfoliar a pele nesse período é muito importante, pois a esfoliação remove uma camada de pele, podendo agravar ainda mais a situação.
Banhos gelados e compressa de chá de camomila também trazem alívio aos ardores.

Como faço para ter um bronzeado bonito, sem prejudicar a pele?

Se você quiser pegar uma corzinha, chegou a hora. Mas para se ter um bronzeado de dar inveja, é necessário passar protetor, e aumentar o tempo no sol gradativamente. Se você ficar uma hora no sol sem protetor, vai pegar uma cor horrível, com manchas, e ainda pode ter problemas como câncer de pele e envelhecimento precoce!
O certo é fazer uma esfoliação uma semana antes de se expor ao sol, porque sem as células mortas a pele vai absorver melhor os cremes protetores, garantindo uma cor mais uniforme.
Comece ficando 15 minutos no sol, depois 20 minutos, 25, assim até chegar a uma hora, lembrando de reaplicar o protetor a cada 30 minutos.
Tome banho com água morna ou fria, e abuse dos hidratantes. Vale à pena comer alimentos ricos em betacaroteno, como mamão, manga, cenoura...

Então, gostaram das dicas? Estão com o bronzeado em dia? Contem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário